quarta-feira, 15 de julho de 2009

Assis, continua sendo a "Cidade Fraternal", no entanto não é mais um lugar pacato já que diariamente temos noticias sobre atos de violência. A população reclama, reclama, reclama e reclama... Só reclamar não adianta. É preciso cobrar das autoridades responsáveis pela segurança medidas de repressão ao crime, sim. No entanto também é papel do cidadão contribuir com sugestões para a busca por soluções. Se nossa sociedade é violenta é porque, de alguma forma, cada um de nós contribui para isso. De nada adiantam câmeras, carros blindados, muros altos e armas se do lado de fora do seu "porto seguro" a vida segue em ritmo de desigualdades, de exploração, de submissão, de preconceitos, de injustiças, de falta de oportunidades e de hipocrisias. Somente uma sociedade justa e igualitária poderá viver num ambiente seguro. Então é preciso honrar o título dado a nossa cidade; exerça a fraternidade para que Assis seja de fato uma "Cidade Fraternal". Como disse Mahatma Gandhi "devemos ser a mudança que queremos ver no mundo". Ou se preferir siga uma frase de John Lennon: "Pense globalmente e aja localmente".

Um exemplo de chamamento vem do Instituto Faça Parte. A música e o vídeo têm o objetivo de incentivar o trabalho voluntário mas também pode ser adequado a vida cotidiana, especialmente no trecho em que diz "bota a mão na massa. Não espere. Vá e faça também."
Assista ao vídeo publicado originalmente no Youtube, e inspire-se.


No mês de abril, Assis viveu um momento impar ao manifestar-se contra a violência. Praticamente um quarto da população foi às ruas dar um passo pela paz. "Dê um passo pela paz", foi o slogan da passeata, inicialmente idealizada pela ACIA, Associação Comercial e Industrial de Assis. Diversas entidades e instituições ligadas a sociedade civil participaram desse momento que você pode ver um trecho abaixo. O vídeo foi produzido por Silvio Luís de Carvalho e publicado originalmente no Youtube.


Dias após a passeata aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal para colher idéias da população sobre segurança pública. Na sequencia, aproveitando a proposta da Campanha da Fraternidade, cujo tema foi "Fraternidade e Segurança Pública" e a realização da Conferência Nacional de Segurança Pública, que propõe a realização das chamadas Conferências Livres em municípios com menos de 200 mil habitantes, caso de Assis, o CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) resolveu realizar no próximo dia 18 de julho, no campus local da UNESP, a Conferência Livre de Assis. Será uma oportunidade imperdível para a participação popular na proposta da segurança pública que queremos. Com a Conferência Nacional o Governo Federal quer elaborar um plano nacional de segurança pública que contemple os anseios dos brasileiros e das brasileiras.

Conferência Livre de Segurança Pública
Acontece no próximo dia 18 de julho, no Salão de Atos da UNESP de Assis, a Conferência Livre de Segurança Pública, organizada pelo Conselho Comunitário de Segurança - CONSEG. Segundo a presidente do CONSEG, Diléa Zanotto Manfio, pelo menos 180 pessoas já se inscreveram para participar do evento, que terá início as 7h30 da manhã deste sábado e prosseguirá até 17h00. Ainda de acordo com ela, outras 30 pessoas estão envolvidas na organização e na realização do evento que deve contar com a presença de autoridades civis e militares e especialmente de representantes da sociedade civil organizada. Diléa acredita que a participação popular deverá ser o grande marco da conferência.
A Conferência Livre, assim como acontecerá na Nacional, irá discutir 7 eixos e ao final da discussão serão apresentados um princípio e 3 diretrizes para cada eixo proposto. Os eixos são:
1 - Gestão democrática, controle social e externo, integração e federalismo;
2 - Financiamento e gestão da política púlbica de segurança;
3 - Valorização profissional e otimização das condições de trabalho;
4 - Repressão qualificada da criminalidade;
5 - Prevenção social do crime e das violências e contrução da paz;
6 - Diretrizes para o Sistema Penitenciário;
7 - Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Para saber mais, clique no link e tenha acesso ao Texto Base da Conferência de Segurança Pública.

Agora, já que somos um fórum, deixe aqui sua reclamação ou sugestão sobre segurança pública, especialmente em Assis utlizando-se para isso do e-mail forumassisseguro@gmail.com Responda também as nossas enquetes. As reclamações e sugestões serão encaminhadas as autoridades competentes e delas serão cobradas respostas. Seja consciente e exponha com clareza suas reclamações ou sugestões.

Fórum Assis Seguro
Responsabilidade: Silvio Luís de Carvalho
E-mail: forumassisseguro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso fórum. Deixe aqui sua mensagem. Em breve a publicaremos e a responderemos.